po, tava estudando literatura e estou realmente impressionado de como a literatura portuguesa pode ser interessante... Já ouviram falar do teatro vicentino? Então, ele pode ser considerado o primeiro passo para a liberdade de expressão, pois naquela época vcs sabem... eram extremamente proibido falar mal da igreja e por meio de artifícios linguísticos e satiras Gil Vicente criticou todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo.
O teatro vicentino tem como característica principal a sátira (de fundo moralista). Por meio dela Gil Vicente criticou todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Apesar de sua extrema religiosidade o alvo das sátiras de Gil era o clérigo que se entregava enlouquecidamente aos amores proibidos, a venda de indulgências, à depravação dos costumes, ao misticismo e ao mundanismo.
Gil não fez exceção à hierarquia clerical; criticou desde o frade de aldeia até o papa. No âmbito dos fiéis, criticou aqueles que rezavam mecanicamente; os que solicitavam, a Deus, favores pessoais e os que assistiam às missas por obrigação social, Digno de observação é: no teatro de Gil Vicente, o diabo nunca força ninguém ao pecado. As próprias pessoas o cometem por si só. Por exemplo: na peça Auto da Feira, o Diabo, do mesmo modo que um camelô, monta sua banca para oferecer os pecados, quando é interpelado por um anjo que assim argumenta o Diabo:
Mas cada um veja o que faz, / porque eu não forço ninguém.
Se me vem comprar / qualquer clérigo, ou leigo, ou frade
falsas manhas (hábitos) de viver, / muito por sua vontade